top of page

Entrevista Shadowmare


Antes de mais obrigada pelo vosso tempo para com esta entrevista e para começo nada melhor que sabermos quem são os Shadowmare, como chegaram a esta formação atual e o porquê de criar ‘Shadowmare’?

Boas, desde já gostariamos de agradecer a oportunidade desta entrevista e congratular todo o trabalho que a Hintf Webmagazine tem vindo a elaborar, o qual tem sido óptimo.

Ora, os Shadowmare são uma banda de “Death Thrash Melódico” do Algarve, constituída por cinco amigos. O motivo de criar este novo projecto deveu-se a uma enorme vontade de continuar a tocar…O desejo de manter o Metal Underground Nacional activo, principalmente aqui no Algarve e que de momento consideramos atravessar escassez de bandas e eventos alusivos ao underground metaleiro… A ideia dos criar os Shadowmare surgiu da mente do Bruno (Voz), o qual nunca se conformou com a extinção dos antigos projectos que o mantinham activo e mais uma vez foi à luta, contagiando-nos com sua energia, persuadindo-nos a criar os “Shadowmare”, uma banda totalmente nova, onde tentamos fugir às influências dos nossos antigos projectos no que se refere à sonoridade. Esta mudança foi algo que ficou imediatamente bem definido entre nós, com a intenção de explorar outros caminhos, o que nem sempre é fácil…

A formação foi relativamente fácil de completar, como já tínhamos um historial musical em comum, tornou-se uma selecção natural. Apenas o Flávio (Baterista) é o novato nestas andanças e o George (Baixista) embora seja amigo de longa data e tenhamos tocado juntos no passado, ficou mais reticente com o convite. Mas o amor à “metalada” falou mais alto!


Assumem-se praticantes de death/thrash/melodic metal mas há uma inegável sonoridade mais moderna, mais atual digamos assim, com riffs de heavy/speed e ritmos bem groove. Sabendo que Shadowmare acabam por ser a nova vida de bandas já com créditos dados na nossa cena musical, em que se inspiraram para esta nova roupagem?

Sim, é verdade! Existe muita influência nas nossas mentes, é o fruto de gostarmos de variados estilos de música. Isso acaba sempre por influenciar a criatividade. Contudo nós achamos que a principal influência foi como cada um de nós queríamos que as músicas soassem. Basicamente cada um escolheu um “estilo musical” com o qual mais se identifica e partimos dessa base para esta nova mistela Algarvia que tocamos. Tentamos ao máximo juntar tudo e dar especial atenção à influência de cada um e também o facto de termos tido outras bandas no passado ajuda.

Nós sabemos que quem nos conhece ou já nos ouviu vai sempre fazer a tal comparação da praxe. Ou porque soa a Deathland ou a Sarcastic Mind ou porque a voz faz lembrar Stronger Device. Mas isso é o pão de cada dia, é algo ao qual já estamos habituados e conseguimos lidar de forma positiva.


‘From Hell To The Future’, é o vosso 1º registo, um Ep de 3 faixas, rápido e enérgico. Como foi o processo de criação e gravação deste? Quem está por trás da qualidade sonora deste registo e quem se encarregou da componente visual?

O processo de criação foi bastante tranquilo e produtivo. Todos vínhamos cheios de ideias e motivados! Logo após a criação dos Shadowmare fechamo-nos na sala de ensaio e começamos de imediato a trabalhar na composição de novo material. Só saímos de lá quando tínhamos material suficiente para gravar e para começarmos as performances ao vivo.

No total, compomos 10 músicas que vão integrar o futuro álbum. Contudo, antes disso decidimos escolher 3 músicas, aleatoriamente, para gravar um EP de forma a dar-mos a conhecer o nosso trabalho. A gravação e produção ficaram ao cargo do Tião Costa (Prayers Of Sanity) a qual foi bastante calma e produtiva, sendo fácil trabalhar com ele. Escolher o Tião foi uma aposta ganha. Ajudou-nos bastante pois podemos contar com alguém que está no mesmo mundo que nós e que nos conhece e percebe o que queremos. Foi óptimo. Tudo isso conjugado à nossa amizade torna tudo simples. E ainda tivemos a sua contribuição com as vozes de apoio na “Future Hell” e “Oblivion City”. Por outro lado, a parte gráfica ficou ao cargo do nosso amigo de longa data Paulinho (Sarcastic Mind). Ele entende de gráfica e domina os programas de edição de imagem, demos a ideia do que tínhamos em mente e ele fez esta maravilha. Melhor não podíamos pedir, ficamos bastante agradados com o produto final, foi exactamente de encontro ao que tínhamos em mente.


Como sentem o atual panorama musical em Portugal? Que acham que mais pode ainda ser feito para o impulso fulcral que estamos a precisar?

Nós sentimos que há bastante valor, temos bandas fabulosas no nosso Underground desde norte a sul. Mas todos sofremos do mesmo mal, pois existe pouca aderência, pelo menos aqui no Algarve. No Norte e no Centro ainda vai existindo aderência uma vez que contam com mais festivais de Underground e sítios para tocar… Nós sabemos que não é fácil proporcionar e manter eventos dentro da cena do Metal! Aqui no Sul tínhamos alguns festivais de qualidade, mas foram-se extinguindo… Muito por culpa da falta de apoio cultural. É difícil sermos nós a manter todos os encargos, tanto financeiros como logísticos, sem apoios.

Ainda há muito boa gente a apostar em eventos e a tentar contrariar a tendência. e que assim se mantenha! E que mais gente adira para que continuem a existir festivais e concertos para que todos nós possamos tocar e dar continuidade à nossa comunidade Metaleira.


Cassetes, Vinis ou cd’s, se só um puder ‘vingar’, qual será?

Essa é uma pergunta difícil de responder…Todos temos opiniões divergentes.

A cassete passou de moda, apenas quem gosta e as colecciona gosta de as ter. O Vinil ainda está bem presente…Mas todos achamos que os Cd´s foram revolucionadores e tornaram-se bastante fáceis de adquirir, embora as plataformas online tenham estragado um pouco o negócio, ainda há quem goste e prefira ter a amostra física. E ainda bem que assim é e que se mantenha. Portanto escolhemos os CD’s!


Falem-nos dos planos e desejos para o futuro de Shadowmare? Onde vos vamos encontrar em palco e quais os sítios para vos seguirmos e acompanhar o vosso percurso musical?

Os nossos planos neste momento são tocar o máximo possível, os sítios concretos não sabemos, os concertos vão surgindo. Vamos tentar agarrar todas as oportunidades que temos para tocar, para nos divertirmos e entreter o nosso público, dando a conhecer os Shadowmare.

Podem-se manter informados na nossa página no Facebook, onde dispomos de todas as novidades sobre a banda, e também fornecemos o nosso EP para Streaming e Download gratuito. Quem quiser o CD pode-nos contactar através da página https://www.facebook.com/shadowmare2015.


Para quando nova edição discográfica de Shadowmare? Já há novas malhas na calha para nos serem apresentadas?

A nossa intenção é no final de 2017 entrarmos novamente em estúdio e gravarmos o álbum. Já temos a ideia bem definida do que queremos, as malhas, o contexto e a temática.

Temos continuado a trabalhar e a compor, contamos com mais material e até lá ainda podemos fazer uma ou duas modificações no contexto do álbum… Mas para já querermos desfrutar dos concertos e preparar-nos para o final de 2017.


Esta é uma linha aberta para que possam deixar uma mensagem especial aos nossos leitores e vossos seguidores!

Esperamos que tenham gostado desta entrevista, que consultem a nossa página e oiçam o nosso EP. Estão de portas abertas para deixar o feedback.

Continuem a proporcionar eventos nos quais nos possamos encontrar, apoiando as iniciativas que vão surgindo de Norte a Sul. Apoiem, adiram, pois só assim fazemos com que esta grande família cresça e se mantenha.

Vamo-nos vendo por esses palcos, fiquem bem!

Obrigado & LONG LIVE TO ROCK’ROLL! \,,/,

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page